A Cabala é o estudo do misticismo e do ocultismo que tem como base o Velho Testamento (o Pentateuco – 5 Livros da Torá).

D`us, o nosso Pai Celestial, chamado por alguns como “Elohim dos 7 Raios”, quando criou o mundo, deu origem às 10 Sefiroth (que se refere aos 10 Atributos Universais), que são ferramentas através das quais a Infinita Luz Divina é “potencializada”, “direcionada” e “modulada” para dar vida e existência à tudo nesse mundo.

Segue abaixo a descrição de algumas Sefiroth (no singular, se escreve Sefirah):

 – Chesed (o “ch” tem som de “rr”, como quando se pronuncia a palavra “carro”) é a Sefirah da Bondade. No corpo humano seria o Braço Direito. É uma pessoa que tem a característica de se doar sem pensar em nada em troca e sem limites. Corresponde ao Elemento Água.

– Guevurá é a Sefirah da Coragem e Segurança. No corpo humano corresponde ao Braço Esquerdo. É uma pessoa que tem auto-controle e calma. Ela se sente mais protegida, tem segurança em D`us e é temente à Ele. Essa Sefirah predominante impede que a pessoa faça o que é considerado mal e ruim. Ela pensa: “D`us é mais forte!”. Guevurá corresponde ao Elemento Fogo e traz Severidade e Poder aos homens.

– Tiferet é a Sefirah da Beleza e se refere à bondade (amor) ao próximo juntamente com a bondade a si mesmo. Ela desenvolve o atributo da piedade consciente, da estabilidade emocional e da “difícil” característica de nunca invejar ninguém e nada que pertença ao seu semelhante. Corresponde ao Elemento Ar. Ela é como se fosse ao tronco de uma árvore: dá harmonia e estabilidade. É uma pessoa que tem uma tendência introspectiva e de interiorizar as emoções.

– Netzach é a Sefirah considerada a continuação da Sefirah Chesed (ela dá mais força para o Chesed). No corpo humano se refere à coxa direita. Ela é o atributo que direciona o homem para o bom caminho. É uma pessoa que sempre se inclui nos eventos e no meio-ambiente à sua volta e assume responsabilidades.  Ela é uma pessoa que observa mas não se exclui da observação. Essa Sefirah dá a sensação de “Eternidade” e “Vitória” aos seres humanos, por exemplo.

– Chod é a Sefirah do Esplendor. Ela é o atributo da delicadeza, reverência e agradecimento e é considerada a continuação da Sefirah Guevurá. Chod não deixa que a Guevurá se reflita no exterior. Ela é a interiorização da Beleza Eterna. No corpo humano se refere à coxa esquerda. Chod é a transição para a ação (da emanação para a ação). 

– Iessod é a Sefirah da Fundação. É uma pessoa que se fixa nos objetivos. Ela tem uma conexão e sentimentos para agir e fazer acontecer. No corpo humano se refere ao pênis (como órgão sexual e simbólico). Iessod é a continuação de Chod.

– Malchút (lembrando que a combinação de letras “ch” tem som de “rr” forte, como por exemplo falamos a palavra “carro”). Corresponde à Realeza (no sentido simbólico), é a ação, é a lua e é aquela que recebe tudo de cima. No corpo humano tem a representação na boca e na fala. Da Sefirah Chod, é a transição para a ação.

– Chochmá. É a Semente do Pensamento. Corresponde à Fé e ao conhecimento interno. Seria uma pessoa mais conectada com o Infinito e menos com o ego. É o Atributo Intelectual.

– Bináh. Corresponde ao Ego. Ela desenvolve as idéias no ser humano. Seria aquela pessoa se dá exemplos, aplica as idéias e se aprofunda no por quê das coisas. Se compara à visão (tem a certeza, mas não se aproxima) e à audição (duvida, mas com entendimento) no corpo humano. A Bináh desenvolve o entendimento que causa o sentimento (coração). Ela é a chave do coração para que o coração entenda o que sente e o que não sente.  A Chochmá juntamente com a Bináh se referem às partes ocultas do ser humano e de D`us. O intelecto pode ser considerado um aspecto interior e a emoção um aspecto exterior. É nesse âmbito que essas duas Sefiroth atuam.

– Kéter (a Coroa). É a vontade, o impulso e no ser humano corresponde ao crânio. É o aspecto mais brilhante e menos conhecido por ser mais sutil, especial e protegido, da emanação divina nesse mundo. É a que mais guarda os mistérios do ser humano e da Criação.

Observações importantes: 

– As 10 Sefiroth têm os nomes de D´us. 

– Há 10 níveis de Anjos e cada Anjo leva o nome de uma Sefiráh.

– A emanação divina nesse mundo se define nas Sefiroth (que como vimos, têm características próprias e são até um certo ponto limitadas).

– A corrente de energia que passa através dos mundos celestiais se dá pelas Sefiroth.

– A palavra “Sefiráh” em hebraico vem da raiz “Safira” que significa “pedra”. Ou seja, as Sefiroth são “pedras” que iluminam o mundo de forma “concentrada”. 

O primeiro grupo corresponde às Sefiroth Chochmáh, Bináh (audição e entendimento) e Daát (falaremos sobre esta depois). Esse grupo corresponde à parte intelectual. O nome das Sefiroth são a “causa”. Dentro de cada Sefiráh tem mais 10 Sefiroth e essa é a Santidade e a União Espiritual. 

Há 2 partes em cada Sefiráh: o íntimo (anterior) e o externo (posterior). 

A Sefiráh também pode ser considerada um “cano” que tem 3 etapas: a luz antes de entrar, a luz quando está dentro dela e quando já saiu dela. Então, uma Sefiráh pode ser entendida como um “Cano + a Luz”. É importante enfatizar que a visão física vem da visão espiritual.

A Sefiráh Chochmáh corresponde ao conhecimento e à criatividade, sendo uma força (anulada) sem ego e uma expressão divina e humana. Se refere à uma pessoa que tem objetivos bem-definidos e de “alta qualidade espiritual” e uma visão espiritualista bem avançada. Essa Sefiráh tem um modo passivo de absorver a luz, é a mais próxima da Fonte Divina e corresponde ao “Vazio” e ao “Cheio”.

Com Chochmáh se contrói uma casa, com Bináh você planeja e com Daát preenche os quartos com riquezas espirituais. 

Primeiro Nível de Chochmáh (Objetivo): 

O nível mais elevado de Chochmáh é a visão. A visão está acima da audição e da fala. A visão é absoluta. Se você vê você acredita, não há o que contestar. A Chochmáh estabelece a paz interior, o prazer íntimo e as emoções mais brandas e “passivas”