A TSO foi desenvolvida por um quiroprático e osteopata americano chamado Bertrand DeJarnette (ele era major do exército), que nasceu em 23 de Dezembro de 1899. Natural do estado de Nebraska, se formou em engenharia e em 1918, se mudou para Detroit começando a sua carreira na indústria automobilística. Depois de um acidente na fábrica em que trabalhava ficou com grande parte do corpo queimado. Ele procurou a ajuda de muitos médicos, mas somente teve alguma melhora quando procurou um osteopata. As dores que sentia eram horríveis a tal ponto de querer se matar. Certa vez, ele estava preparado para pular de um ponte, quando sentiu um toque em seu ombro e ouviu uma voz dizendo: “tenho planos para você”; ainda que bem que ele não concluiu o ato.

DeJarnette foi para o Dearborn College of Osteopathy em Elgin na intenção de receber o tratamento osteopático. Inspirado em sua recuparação gradativa, resolveu estudar nessa mesma universidade. Após sua graduação, voltou a Nebrasca e mesmo com uma severa dor de coluna, conheceu um aluno de quiroprática que o convenceu a também se submeter ao tratamento quiroprático. Após 6 meses de tratamento quiroprático, a coluna de DeJearnette já não doía mais e por causa disso, também resolveu estudar quiroprática  na Universidade de Nebraska (ele se graduou em 1924).

DeJarnette se aprofundou nos trabalhos de muitos especialistas em abordagens quiropráticas e osteopáticas e observou que existiam muitas contradições e inadequações nesses dois sistemas terapêuticos. Ele começou a dividir o seu tempo entre a prática clínica de quiropraxia e a pesquisa de seus princípios terapêuticos e fundamentos. Alguns anos depois, enquanto pesquisava sobre o potencial terapêutico das cores (trabalhando com filtros de luz coloridos para utilizar em seu aparelho que criou chamado ‘cromoclast’), DeJarnette acabou inventando e patenteando o seu cromoclast (que continha um processo que separava diferentes gels de cores), o qual foi comprado por pesquisadores que estavam envolvidos num projeto de produção de fotos coloridas. O valor pago pela invenção foi tão grande que DeJarnette conseguiu se dedicar somente às suas pesquisas clínicas e não precisou cobrar mais por suas sessões terapêuticas.

Até o seu falecimento em 1992, DeJarnette pesquisou continuamente e aperfeiçoou seus procedimentos terapêuticos e seus fundamentos neuro-fisiológicos (por 60 anos). A Técnica Sacro-Occipital acabou se tornando uma integração entre a engenharia (o próprio dr. Still, criador da Osteopatia achava que a coluna vertebral  era o reflexo da perfeição da engenharia divina), a quiroprática e a osteopatia. Ele publicou inúmeros livros, artigos e manuais de curso ao longo de sua vida, resultando na maior produção científica já registrada no âmbito quiroprático e osteopático juntos. Ele foi o maior pesquisador de técnicas manuais terapêuticas de todos os tempos e ficou muito conhecido por ter padronizado em três distintas categorias as maiores subluxações (disfunções somáticas, lesões osteopáticas, fixações e microluxações – só para citar alguns termos similares e correlatos que se referem basicamente ao mesmo “evento”) com os seus comprometimentos craniais associados (falhas craniais; distorções craniais – dependendo qual texto você lê).

Categorias: Artigo